Pesquisa para Envio Estratégico
por por Kerry A. Olson (Bethany International)
A Bethany International (www.bethanyinternational.org), juntamente com sua rede GlobeServe (www.globeserve.org) de mais de 300 escolas de treinamento missionário em todo o mundo, tem historicamente utilizado dados do Projeto Josué (www.joshuaproject.net) para inspirar o envolvimento entre nossos missionários estadunidenses, bem como missionários internacionais com povos não alcançados (PNA) em todo o mundo.
Os dados e pesquisas abrangentes sobre PNAs permitiram-nos identificar áreas com necessidades mais significativas. Isto, por sua vez, permitiu-nos concentrar-nos estrategicamente nos esforços de plantação de igrejas em regiões onde a Igreja está ausente ou tem presença mínima. Lembro-me de uma reunião ministerial num país asiático com parceiros nacionais, onde descobrimos que duas organizações tinham como alvo independente um PNA muito remoto.
Ao examinarmos os dados em conjunto, tornou-se evidente que este PNA, com uma população de 450 pessoas e sem cristãos conhecidos, não justificava o envolvimento de ambas as organizações. Um parceiro tinha dois missionários prontos para serem enviados, enquanto o outro tinha missionários ainda em formação. Consequentemente, decidimos por unanimidade realocar estes últimos missionários a um PNA diferente, evitando duplicações desnecessárias e fazendo uma utilização mais eficiente dos recursos humanos. Noutra reunião do centro ministerial na África Ocidental, os parceiros reconheceram rapidamente, com base nos dados, que a PNA estava a atrair a atenção de múltiplos parceiros na região nordeste do seu país, enquanto a região noroeste tinha uma escassez de igrejas.
Consequentemente, foram feitos ajustes para garantir uma alocação mais estratégica dos missionários da linha da frente onde a sua presença era genuinamente necessária. Através da nossa iniciativa Engage500, iniciada em 2015 e concluída em 2020, utilizamos dados de PNAs como ferramenta de orientação para o recebimento estratégico de novos projetos missionários. Ocasionalmente também contribuímos atualizando informações e fornecendo fotografias de pessoas de grupos específicos de PNAs para o Projeto Josué. Além disso, compartilhamos histórias sobre a obra de Deus entre esses PNAs.
Concluindo, os dados de povos capacitam tanto os indivíduos como as organizações a envolverem-se estrategicamente com os últimos povos não alcançados do mundo através do fornecimento de dados, investigação, networking e recursos valiosos. Serve como uma ferramenta inestimável para aqueles que se dedicam a fazer a diferença na vida daqueles que ainda não ouviram o evangelho.