Martureo e outras organizações lançam campanha de oração pelos muçulmanos
- 13/04/2021
- Postado por: Martureo
- Categoria: Blog
São 30 dias com motivos de oração específicos durante o mês do Ramadã
Cerca de uma em quatro pessoas no mundo é muçulmana, 23% de toda a população (Fonte: Joshua Project). Durante o Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos que este ano acontece de 13 de abril a 12 de maio, 1,57 bilhão de pessoas jejuam e buscam Alá. Organizações cristãs[1] que atuam com povos muçulmanos, dentre elas o Martureo, uniram-se para incentivar a igreja brasileira a orar e jejuar pelos que, ao redor do globo, professam a fé islâmica – é a segunda edição da campanha “Juntos no Ramadã”.
Baixe aqui (em PDF) o calendário com 30 motivos de oração específicos pelos muçulmanos.
O que é o Ramadã?
É um período de 30 dias do ano em que os muçulmanos jejuam de antes do nascer do sol até o pôr do sol. O jejum durante o Ramadã é uma das cinco principais práticas (pilares) da religião islâmica, a saber:
- Proferir a declaração de fé (shahada): “Não há Deus senão Alá e Maomé é o seu profeta”;
- Orar cinco vezes ao dia (salat);
- Dar esmolas aos pobres (zakat);
- Praticar o jejum no mês de Ramadã (saum);
- Peregrinar à Meca ao menos uma vez na vida (hajj).
O jejum no Ramadã tem por objetivo tornar a pessoa mais sensível a Alá, há um incentivo para que se dedique mais tempo à oração e à leitura do Alcorão. As refeições são feitas somente após o pôr do sol e antes do nascer do sol, ou seja, à noite e de madrugada. É comum as famílias da comunidade muçulmana (ummah) convidarem umas às outras para seus banquetes de quebra do jejum, também é praxe as ruas e casas ficarem iluminadas com luzes de cores variadas – trata-se de tempo de comunhão e festa, pois Alá, segundo eles, teria trazido a revelação nesse mês.
Durante o período de jejum, além de não se ingerir alimentos, é proibido beber, fumar, tragar saliva, ter contato com pessoas do sexo oposto, jogar jogos de azar e ter relações sexuais. Em vários países de maioria muçulmana, durante o mês de Ramadã, comer em público é um crime que pode levar ao pagamento de multas e até à prisão de cidadãos locais.
Quer saber mais sobre o islamismo?
Assista aqui à série de 10 vídeos curtos “Conhecendo o islã”.
Baixe aqui gratuitamente o eBook Cristãos e Muçulmanos adoram o mesmo Deus?.
Faça aqui o curso on-line “De Maomé ao Estado Islâmico”.
[1] Associação de Missões Transculturais Brasileira (AMTB), Eu Oro pelo Norte da África, Frontiers, Hikmah International Ministries, Junta de Missões Mundiais (JMM), Jocum (30 dias de Oração pelo Mundo Muçulmano), Martureo, Missão Evangélica Árabe do Brasil (Meab), Missão para o Interior da África (MIAF), OMF, Operação Mobilização (OM), Pioneiros, Povos Muçulmanos Internacional (PMI), Visão 5:9, Vocare