Cultivando a comunidade cristã historicamente: O Dicionário Biográfico dos Cristãos Africanos
por Michèle Sigg PhD, Executive Director DIBICA
A comunidade cristã inclui conexões multigeracionais. O Dicionário Biográfico dos Cristãos Africanos (DIBICA) é uma tentativa de cultivar a comunidade através da pesquisa histórica. O DIBICA é um projeto digital internacional que reúne escritores e colaboradores africanos da Universidade de Boston para preservar a memória dos cristãos africanos que ajudaram a espalhar o evangelho na África. Criado em 1995, o objetivo principal do DIBICA tem sido preencher as peças que faltam na história das missões na África. Ele foi originalmente projetado como um site para acessibilidade máxima sem custo para usuários na África e em todo o mundo.
O projeto reúne as biografias de notáveis homens e mulheres cristãos africanos em todo o continente, de todas as denominações e países, desde o início da era cristã. O foco nas biografias enfatiza a importância das pessoas como agentes centrais no desenvolvimento histórico do cristianismo na África. Os africanos em busca de seus ancestrais às vezes se deparam com o site do DIBICA, como o Sr. Nosakare Smart, da África Ocidental, que me contatou em busca de informações sobre seu bisavô. Este é um exemplo de como o DIBICA conecta gerações passadas e presentes de cristãos africanos. O uso das biografias ajuda a preencher as lacunas na história do cristianismo africano, uma figura histórica de cada vez.
Em outras palavras, onde os registros históricos tradicionais são raros demais para pintar um quadro geral ou construir uma cronologia, as biografias ajudam a reconstituir uma história parcial da atividade cristã que ocorreu em uma determinada região. A biografia é particularmente bem adaptada ao contexto africano, onde a narrativa é altamente valorizada. Como ferramenta histórica, a biografia dá voz àqueles que, até agora, não tiveram muita voz na escrita de sua própria história. Ajuda a manter o foco central da narrativa histórica nas pessoas que moldaram a história. Também permite que os agentes africanos falem com mais força através de suas histórias de vida e das ideias que encarnaram.
O DIBICA foi projetado como um recurso online não proprietário (https://dacb.org/pt/). Não há taxas de assinatura, inscrições e nenhum portal de acesso. Não coletamos nomes e informações de contato em troca do uso do site. Somente se os espectadores desejarem receber o “Journal of African Christian Biography” trimestralmente, eles enviarão seu nome e endereço de e-mail. Além disso, os usuários podem baixar gratuitamente materiais do site para imprimir e distribuir localmente. O único requisito é que eles citem o site do DIBICA como fonte.
Desta forma, os materiais do DIBICA podem ser usados para ensino em escolas ou igrejas. O website do DIBICA foi projetado com usuários africanos em mente, seguindo o conceito de computação mínima para manter um uso leve da largura de banda e acomodar vulnerabilidades de rede não ocidentais. Priorizamos a tecnologia adaptativa para acesso por telefone celular para maximizar a acessibilidade em smartphones. Mais de 60% dos navegadores usados para visitar nosso site são em celulares. Os arquivos do website podem ser distribuídos via Pen Drive USB para acesso em zonas limitadas ou fora da Internet. Nosso sistema de arquivos simples nos permite criar um website e mecanismo de pesquisa autônomos que não exigem conexão com a Internet. Nossa prioridade é que o acesso às histórias das mães e pais africanos do cristianismo seja o mais amplo possível no continente africano.
O DIBICA serve tanto à academia quanto à igreja africana e global. A esperança é que, através do nosso trabalho, a comunidade cristã histórica seja fortalecida para as próximas gerações.