Composição religiosa da Índia
- 24/09/2021
- Postado por: Martureo
- Categoria: Blog
De 2011 a 2051, percentual de cristãos se mantém em 2,3%
A Índia hoje é o segundo país maior populoso do mundo com 1,38 bilhão de habitantes, o que corresponde a 17,7% da população mundial total. A China, a primeira no ranking, tem hoje 1,44 bilhão de pessoas, e a previsão é que perca o posto para a Índia em 2027 – a taxa de crescimento populacional anual da China hoje é de 0,39% e a da índia, 0,99%. Os dados são do site Wordometers.
Em relação ao percentual de cristãos na Índia, dados do Pew Research Center divulgados em setembro de 2021 mostram que, de 1911 a 2051, ele se manteve em 2,3%. No mesmo período, o percentual de hindus caiu de 84,1% para 79,8%; e o de muçulmanos subiu de 9,8% para 14,2%.
Dentre os fatores que contribuem para a modificação da composição religiosa da Índia – crescimento do islamismo e redução do hinduísmo –, a taxa de fertilidade certamente é o mais impactante. Nas últimas décadas, todos os grupos religiosos apresentaram forte declínio nas taxas de fertilidade: hoje a média geral é de 2,2 filhos /mulher, bem menor que em 1992 (3,5 filhos/mulher) ou 1950 (5,9 filhos/mulher). Contudo, as mulheres muçulmanas ainda são as que apresentam a maior taxa de fertilidade (2,6 filhos), seguidas das mulheres hindus (2,1 filhos).
Cristãos indianos sofrem perseguição
Segundo a organização Portas Abertas, que apoia quem sofre algum tipo de perseguição por conta da fé em Jesus ao redor do mundo, os extremistas hindus acreditam que todos os indianos devem seguir o hinduísmo, e que no país não deve haver nem cristãos nem muçulmanos. No ranking de perseguição religiosa da organização, a Índia aparece em 10º lugar. “É comum que cristãos ex-hindus sejam atacados fisicamente e às vezes mortos, além de estarem sob constante pressão da família e comunidade para retornar ao hinduísmo”, informa Portas Abertas.
A OMF Internacional é uma das organizações missionárias cristãs (com foco no leste asiático) que atuam na Índia. Steve Griffiths, Coordenador de Estratégia da OMF no Brasil, conta que o país concentra a maior diversidade étnica do planeta, com mais de 2,5 mil grupos populacionais distintos. Ele também reuniu as seguintes informações-chaves no intuito de mobilizar a igreja brasileira em relação às necessidades do povo indiano, cujo percentual de cristãos, como já foi dito, não consegue ultrapassar a marca dos 2,3% da população nas últimas décadas.
- Os povos menos evangelizados do mundo estão concentrados na Índia – dos 159 povos com mais de 1 milhão de pessoas que há no país, 133 são classificados como povos não alcançados (PNAs).[1]
- Os jovens com menos de 15 anos chegam a 400 milhões – apenas 15% deles chegam ao Ensino Médio, e a alfabetização funcional é de apenas 30%.
- A identidade dos indianos está ligada ao sistema de castas, à raça e à língua. Os dálits (conhecidos como “intocáveis”) e os povos nativos das classes menos favorecidas correspondem a cerca de 25% da população. 40% dos indianos vivem abaixo da linha da pobreza.
- A maioria das igrejas carece de recursos e de experiência.
Quer saber mais sobre a realidade de outros campos?
[1] Povo não alcançado (PNA): grupo de pessoas entre as quais não existe uma comunidade de cristãos em número e com recursos adequados para evangelizar os demais sem ajuda externa.