Como é ser cristão na Costa Rica?
A liberdade religiosa é garantida por lei e aplicada de forma efetiva
A Costa Rica ainda tem chance de passar para as oitavas de final da Copa do Mundo da Fifa 2022. Depois de perder para a Espanha por 7 x 0 no jogo de estreia, a seleção caribenha derrotou o Japão por 1 x 0 no domingo 27/11. Por conta disso, ficou para a quinta 1/12, quando enfrenta a Alemanha, a definição de quem segue adiante no grupo E.
País com cerca de 5 milhões de habitantes que tem o Pacífico a oeste e o Mar do Caribe a leste, a Costa Rica tem população que se declara majoritariamente cristã: 94,9% de acordo com a ACN Brasil. Os dados, contudo, variam muito. O Centro de Pesquisas e Estudos Políticos da Universidade da Costa Rica, por exemplo, fala de 52% de católicos, 22% de evangélicos e 17% sem religião. Nesse caso, o restante da população (9%) teria uma ampla variedade de tradições religiosas, como o judaísmo (proveniente da imigração europeia de meados do século XX), o budismo, o islamismo e religiões dos povos originários.
Catolicismo é a religião oficial
A liberdade religiosa é garantida por lei e aplicada de forma efetiva, mesmo sendo a Costa Rica o único estado confessional da América – o catolicismo é a religião oficial e Deus, citado no preâmbulo da constituição. Contudo, “ninguém pode ser forçado a pertencer a qualquer associação” e “ninguém pode ser perturbado ou perseguido pela expressão das suas opiniões”. Tampouco é permitida propaganda política invocando motivos religiosos.
Um pouco de história e geografia
Cristóvão Colombo, na quarta viagem em direção do chamado novo mundo, chegou ao território onde hoje é a Costa Rica em 1502. Diferentemente de outras terras, lá não havia abundância de recursos minerais e de força de trabalho nativa.
A Costa Rica obteve sua independência no dia 15 de setembro de 1821, passando a integrar a Federação Centro-Americana. Somente em 1938 o país se tornou República independente.
Uma cadeia de montanhas e vulcões corta o território costarriquenho de norte a sul. O país possui vários vulcões ativos, o de maior destaque é o Arenal, que tem erupções diárias.
A economia nacional se baseia no turismo, agricultura e fabricação de produtos eletrônicos.
Como orar pela Costa Rica
- Que o cristianismo não seja apenas uma religião, mas que Jesus seja o Senhor dos costarriquenhos.
- Que os cristãos sejam testemunhas fiéis do evangelho às minorias que ainda não conhecem a Cristo.
- Que a igreja costarriquenha se engaje na missão de Deus para que seu nome seja conhecido entre todos os povos.