Segunda Carta de Oração
Pelo Rev. Jack Sara – Presidente do Seminário Bíblico de Belém
Caros amigos de todo o mundo,
Paz e graça a todos em nome do Príncipe da Paz, Jesus. Esta é a nossa segunda carta do Bethlehem Bible College após passarmos uma semana muito difícil como povo e como país. Já se passaram 10 dias desde o ataque do Hamas e desde que Israel começou a atacar Gaza, desencadeando o pior ataque já registrado em Gaza e seu povo. Não tenho certeza se você sabe que Gaza é uma das cidades mais pequenas e densamente povoadas do mundo. A área ao redor da cidade de Gaza é o lar de quase 2 milhões de pessoas. Em qualquer lugar que Israel vá bombardear – mesmo que não estejam visando civis – centenas de civis morrerão em danos colaterais. Pessoas inocentes morrerão – homens, mulheres e crianças. Casas serão demolidas e a infraestrutura entrará em colapso.
Além disso, a situação na Cisjordânia está à beira do colapso. O exército israelense fechou todas as entradas e saídas dentro e fora da Cisjordânia na última semana. Eles separaram a maioria das cidades palestinas umas das outras e limitaram o movimento em Jerusalém para os palestinos. Como pessoas que não podem e não justificarão a guerra ou qualquer ato de agressão, sabemos que não há vencedores na guerra, todos são perdedores. As repercussões da guerra são de longo prazo, em todos os níveis. O trauma que nunca terminará exigirá um exército de psicólogos e conselheiros para ao menos tentar sanar as feridas que, infelizmente, permanecerão.
Imploramos aos cristãos que tenham um coração igual para com todas as pessoas daqui, que sintam os mesmos sentimentos por todas as pessoas. Modelamos o nosso coração ao coração de Deus que não tem favoritismo, nem se alegra com a morte dos seres humanos. Entendemos que a morte e a destruição são do maligno, como nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou em João 10:10: “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”.
Nós sabemos que não somos políticos e nem as pessoas mais ricas da Terra para ajudar na construção de novas casas ou hospitais. Mas sabemos que temos um Pai que cuida de Sua criação, que se importa com cada ser humano criado à Sua imagem. As pessoas que enfrentam a guerra agora são pessoas criadas à imagem de Deus, e Ele as ama e se importa com elas. Queremos estar prontos para ajudar e apoiar essas famílias assim que houver uma oportunidade, mas enquanto isso, podemos continuar a orar:
- Pelos líderes: sabedoria, compaixão e paciência.
- Conforto para aqueles que perderam seus entes queridos. Até agora, mais de 2.500 vidas foram perdidas apenas na Faixa de Gaza, incluindo centenas de crianças e mulheres.
- Pela rápida recuperação dos feridos, até agora esse número é superior a 10.000 pessoas feridas.
- Ore pela segurança e resiliência da Cisjordânia, pelo seu bem-estar, e também ore para que a economia não entre em colapso.
- Ore por Belém, que sobrevive do turismo e da conexão com Jerusalém. Sem isso, logo teremos uma crise econômica também.
- Ore pelo Colégio Bíblico de Belém, para ser um farol de esperança em dias tão difíceis e sombrios como estes.
- Ore pelas igrejas em Gaza que se tornaram casas de refúgio para muitas pessoas.
Rev. Dr. Jack Sara