Até 2050, prevê-se que 77% dos cristãos viverão no Sul global
Sob a liderança do Papa Francisco, liderança da Igreja Católica Romana também é menos europeia
Muito tem se falado nos últimos tempos que a mudança mais notável que ocorreu na igreja é que hoje ela é majoritariamente do Sul global: a maioria dos cristãos não é branca, nem europeia, nem euramericana. (Assista aqui ao vídeo “Uma análise da igreja global” da série A missão da igreja hoje). Mas quais são os dados mais recentes sobre isso?
Segundo a World Christian Encyclopedia: Third Edition [Enciclopédia Cristã Mundial: Terceira Edição] publicada em novembro de 2019 (Todd M. Johnson e Gina A. Zurlo, Edinburgh University Press):
- em 1900, apenas 18% de todos os cristãos viviam no Sul global;
- em 2019, 2/3 de todos os cristãos estavam no Sul global;
- até 2050, a previsão é que 77% de todos os cristãos viverão no Sul global.
Veja a distribuição dos cristãos por continente em 2020:
Liderança da Igreja Católica Romana também reflete essa mudança
Em agosto de 2022, o Papa Francisco nomeou novos 16 cardeais eleitores – que poderão votar no conclave para eleger seu sucessor por terem menos de 80 anos. As adições do Papa Francisco ao Colégio de Cardeais desde a sua eleição em 2013 mostram a inclinação da estrutura de liderança da Igreja Católica Romana para longe de sua histórica base europeia e em direção a nações da África, Ásia e América Latina. Hoje do total de 83 cardeais eleitores, 34% são europeus e 8%, norte-americanos, ou seja, a maioria é do Sul global.
De acordo com dados trazidos por Michael Goheen no livro A Missão da Igreja Hoje (2019, Editora Ultimato), os católicos romanos são o maior grupo de cristãos, com 1,2 bilhão de fiéis, seguido pelos protestantes, com 500 milhões. Os 360 milhões chamados “independentes” são pentecostais não ocidentais. A diversidade entre eles é tamanha que fica difícil caracterizá-los. Os cristãos ortodoxos são 280 milhões e os anglicanos, 90.
Também se observa mudança na liderança das organizações missionárias evangélicas: o líder da Interserve é indiano, o da OMF vem de Hong Kong e a SIM é liderada por um nigeriano.