Dois livros em Português sobre Missões que merecem ser lidos por pastores, teólogos, líderes cristãos e missionários
- 18/04/2019
- Postado por: Martureo
- Categoria: Blog
Um dos artigos que publicamos no início do Martureo em 2013 aponta a falta de conhecimento profundo sobre Teologia Bíblica de Missões como uma das razões de a igreja brasileira não enviar mais missionários transculturais.
Há, claro, carência de material em Português em diversas áreas da missiologia, mas trabalhos importantes já foram traduzidos e publicados. Aqui, destacamos duas obras que valem o estudo:
- Missão Transformadora – Mudanças de Paradigma na Teologia da Missão, de David Bosch, publicado pela Editora Sinodal;
- O Evangelho em uma Sociedade Pluralista, de Lesslie Newbigin, publicado pela Editora Ultimato.
Por que vale ler Missão Transformadora?
Porque nos dá uma visão ampla, profunda e equilibrada da Teologia da Missão desde o Antigo Testamento até o presente tempo.
O livro é extenso: são quase 700 páginas. Nelas, o autor sul-africano David Bosch (1929-1992), que foi missionário da Igreja Reformada Holandesa, faz-nos refletir sobre como entender e fazer Missões hoje.
Para chegar até esse ponto, no entanto, há outras duas partes anteriores na obra:
- A primeira traz uma análise acuradíssima da Teologia Bíblica da Missão desde o Antigo Testamento até o apóstolo Paulo;
- O segundo bloco é um passeio fascinante e profundo por 20 séculos da história da igreja e de como os paradigmas da Teologia da Missão foram sendo modificados ao longo do tempo.
Por fim, Bosch trata da época pós-moderna e discute novos paradigmas que precisamos construir frente aos desafios contemporâneos.
Uma resenha mais completa de Missão Transformadora está no blog Reflexiones.
Por que vale ler O Evangelho em uma Sociedade Pluralista?
Porque dá um panorama do mundo em que vivemos, marcado pela diversidade étnica, cultural e religiosa, e fala sobre as boas novas de Jesus Cristo para a sociedade atual.
Um grande número de teses de doutorado em Missões na Europa e nos Estados Unidos têm essa obra em sua bibliografia, sabia disso?
O autor é considerado um dos analistas mais brilhantes de como o pluralismo influencia as igrejas cristãs. Como falar “a” verdade quando cada um tem a sua?
Para Lesslie Newbigin (1909-1998) – que foi pastor da Igreja Reformada Unida (Reino Unido), bispo da Igreja do Sul da Índia e secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas – as afirmações do cristianismo tornam-se convincentes somente no contexto de uma comunidade que incorpora a história cristã.
A obra tem 320 páginas e foi publicada pela Editora Ultimato em parceria com o Martureo e o Seminário Teológico Servo de Cristo em 2016 com a intenção de equipar a igreja brasileira.
Você já leu alguma das obras? Deixe aqui a sua opinião sobre elas!