Professores inspirados pela História da Igreja
por Vacilius Lima
Os professores que aprendem a partir da história, haverá de projectar melhor o seu futuro. E a História da Igreja pode ajudar:
A Plenitude dos Tempos deixa a primeira dica: o grego Koiné foi utilizado para a escrita do Novo Testamento – no vernáculo do povo. Professores precisam se comunicar, e isso a partir de uma linguagem que aproxima e que seja inteligível.
E na Patrística? Polemistas e Apologistas cuja base era a Bíblia. Aqueles usavam o Novo Testamento dentro da Igreja e esses o Antigo frente aos governantes. O perfil comum é que tinham a Bíblia com base para a defesa de suas convicções.
Os professores que conhecem o Deus de toda a verdade, sabem que todo conhecimento e verdade não são contraditórios com a espiritualidade.
O Período dos Concílios podem nos ensinar a respeito de dedicação e renúncia. Alguns deles chegaram a durar meses e anos.
Professores não podem medir esforços, precisam se privar a fim de que se dediquem plenamente.
Mesmo com a Idade das Trevas podemos aprender de como não fazer. A alienação a Igreja em nome de Deus coibiu todo questionamento e com as descobertas.
Professores não podem inibir, precisam provocar, estimular, abrir possibilidades.
Os Protestantes da Reforma nos ensinam sobre o apego às Escrituras numa postura de denúncia de tudo o que contra ela se levanta.
Professores precisam ter a Bíblia como a maior referência da Verdade.
Os Puritanos são exemplo de homens de Deus que se comprometeram não apenas com a Teologia, mas com as outras ciências também. Eles sabiam que todo conhecimento verdadeiro e útil vem de Deus. Deles vieram a Harvard.
Professores precisam considerar e valorizar todos os conhecimentos como uma expressão da Verdade maior.
E o Cristianismo na América Latina? Os primeiros líderes Kalley (médico) e Simonton (professor) tinham uma visão integral. A primeira Escola Bíblica do Brasil foi feita com as crianças em 1850.
Professores precisam olhar de maneira transversal os conhecimentos e aplicá-los de maneira a servirem de maneira prática.
E hoje? Como estamos escrevendo Atos 29? Qual a herança que você vai deixar? Será que temos sido relevantes e pertinentes onde estamos? Que falta faríamos aos outros, se parássemos hoje?
Vamos honrar a beleza e as implicações de nossa História em nossa jornada como professores.