Campanha pelo direito de respirar ar puro e acesso à água potável
O Clima da Terra está mudando. Nosso planeta está ficando mais quente e isso está provocando o aumento dos desastres climáticos, como as ondas de calor, incêndios, enchentes e secas extremas.
A contaminação do ar pelas queimadas e a falta de garantia de acesso à água potável para todos é um problema global urgente. Esse e tantos outros problemas ambientais são provocados pela falta de cuidado com a criação de Deus, o ser humano e a natureza, e representa uma desobediência ao mandamento que Deus deu à humanidade: “E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do a Éden para o lavrar e o guardar” (Gn 2:15).
Essa situação tem prejudicado a vida de milhões de pessoas em todo o mundo e em nosso país. Entre os anos de 2012 e o primeiro semestre de 2017, os desastres climáticos causaram prejuízos de cerca de R$245 bilhões no Brasil, afetando mais de 53 milhões de pessoas. Entre 2013 e 2022, 4,2 milhões tiveram que deixar suas casas em 2.640 municípios.
Em 2023, a Amazônia enfrentou uma das maiores secas da história, que atingiu mais de 700 mil pessoas e causou grandes prejuízos ecológicos e econômicos. Neste ano, a previsão é de que a seca deve ser ainda mais grave do que no ano passado, junto com outros problemas, como falta de acesso à água potável, poluição do ar pelas queimadas e incêndios florestais e ondas de calor.
Em meio a esse cenário, a Iniciativa Inter-Religiosa Pelas Florestas Tropicais (IRI-Brasil), parceira do movimento Renovar Nosso Mundo, convida igrejas evangélicas a participarem da campanha Pelo Direito a Respirar Ar Puro e Acesso à Água Potável. A IRI alerta:
“Precisamos urgentemente orientar a população sobre como se proteger da poluição do ar e das ondas de calor. É necessário ainda envolver as pessoas em ações solidárias para ajudar aos mais necessitados a terem acesso ao abastecimento de água potável.”
A IRI preparou um guia específico para as igrejas evangélicas, com informações para ajudar a população a proteger a sua saúde durante o período das queimadas e da seca e para ajudar a preservar as florestas, nascentes e rios e para cuidar do clima do nosso planeta. O documento oferece informações sobre as condições do clima, desmatamentos e queimadas e acesso à água em cada estado da Amazônia. Orientações sobre como se proteger das queimadas, secas e ondas de calor. Medidas que os governantes precisam adotar para proteger a população e o meio ambiente.